Oportunidades de estágio em cinco grandes hospitais

Além dos estudantes da área de saúde, setor tem vagas para carreiras de administração, engenharia e informática

iG São São Paulo | 19/10/2010 17:33

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-

Grandes hospitais são empresas que envolvem intensa prestação de serviço, administração complexa e contato com alta tecnologia. Com esse perfil o número de carreiras que fazem parte do dia-a-dia dessas instituições é igualmente grande. O portal iG Estágio e Trainee fez uma lista com os programas de estágio oferecidos nos principais hospitais do país e mostra qual o caminho para estagiar em uma dessas instituições. O desafio para o profissional será trabalhar em uma empresa onde circulam milhares de usuários, cada um com uma demanda específica, os mais variados fornecedores e a necessidade de estar atualizado com a tecnologia mais avançada. Tudo isso gera um sistema complexo de administração e um desafio para profissionais dessas empresas. O oftamologista Claudio Luiz Lottenberg, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, um dos mais modernos do país, mostra o que é preciso para ter sucesso em uma carreira neste setor: paixão. Leia aqui as dicas do médico.

Foto: Divulgação

Profissionais do Hospital Einstein trabalham com alta tecnologia

Tanto salário como benefícios nos hospitais são similares aos praticados nos outros setores do mercado. Um hospital de referência chega a pagar bolsa-auxílio de 1,5 mil reais para as áreas mais especializadas, como tecnologia de informação. Esta é a faixa equivalente à paga pelas empresas de outros setores que melhor remuneram trainees e estagiários, como você pode ver aqui. Entre esses, destacam-se o setor da indústria petrolífera e o do mercado financeiro.

Efetivação - A taxa de contratação dos estudantes ao final do estágio é alta no setor. De acordo com o superintendente de gestão de pessoas do Hospital Sírio Libanês, Fabio Patrus, ao final dos programas, mais da metade dos estagiários é efetivada. Para continuar na empresa, é levado em conta, segundo ele, o resultado das avaliações aplicadas pelo hospital, “para verificar como foi o aprendizado aliado à prática”.  Em outros setores, há empresas que efetivam todos os participantes do estágio e trainee. Saiba mais sobre elas.

Seleção - A procura por esse profissional específico começa desde a seleção dos candidatos. “Procuramos estagiários que não queiram apenas cumprir carga horária e sim pessoas que poderemos, no futuro, efetivar no hospital”, revela Jéssica Soares, gerente de recursos humanos da rede de hospitais Copa D'ór, do Rio de Janeiro. 

O processo de recrutamento também é similar ao das grandes empresas. “São aplicadas provas de caráter eliminatório e os aprovados realizam uma dinâmica de grupo. Em seguida, são encaminhados para entrevista com o responsável da área que requisitou a vaga, que faz a aprovação final”, afirma Cleusa Enck, superintendente de desenvolvimento humano do Hospital Oswaldo Cruz, de São Paulo.

Filantropia - Pode-se ainda fazer um estágio filantrópico ou de observação, como o oferecido no Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, em que não há remuneração ou vínculo empregatício. Esse estágio visa principalmente oferecer aperfeiçoamento profissional e é adotado principalmente pelos estudandes da área de saúde, como médicos e enfermeiros.

Sem remuneração - Há também as ofertas para o estágio curricular, obrigatórios para concluir a graduação e também não remunerado, geralmente oferecidos em programas ligados a instituições de ensino. É o caso da parceria do Hospital São Luiz, em São Paulo, para estudantes de enfermagem das universidades de São Paulo (USP), Anhembi-Morumbi, São Camilo e Nove de Julho.

Envie currículo - A maioria dos grandes hospitais não mantém um programa regular de estágio. O recrutamento é feito de acordo com a demanda com base nos currículos enviados às empresas pelos sites oficiais. Por isso, se você pretende atuar nesse setor, independente de sua área de graduação, é preciso se cadastrar nos sites dos hospitais e manter seus dados atualizados.

Veja abaixo para onde enviar seu currículo para cinco dos principais jornais do Brasil:

Hospital Albert Einstein, São Paulo (SP)
Número de estagiários: 134.
Áreas: Administração, ciência da computação, ciências contábeis, economia, educação física, enfermagem, engenharia, estatística, farmácia, fisioterapia, hotelaria, jornalismo, pedagogia, psicologia, relações públicas.
Como se inscrever: Site do hospital.

Hospital D'Or, Rio de Janeiro (RJ)
Número de estagiários: 50.
Áreas: Administração, assistência social, farmácia, fisioterapia, marketing, nutrição, psicologia.
Como se inscrever: Clique em Recursos Humanos no site do hospital.

Hospital Oswaldo Cruz, São Paulo (SP).
Número de estagiários: 54.
Áreas: Administração, enfermagem, farmácia, marketing, nutrição, serviço social.
Como se inscrever: Cadastro de currículos pelo site.

Hospital São Luiz, São Paulo (SP)
Número de estagiários: 15.
Áreas: Enfermagem, farmácia, jurídico, nutrição.
Como se inscrever: Envio de currículo pelo site.

Hospital Sírio Libanês, São Paulo (SP)
Número de estagiários: 53.
Áreas: Administração, biologia, biomedicina, comunicação, engenharia civil, farmácia, hotelaria, radioterapia, tecnologia da informação.
Como se inscrever: Cadastro pelo site.

 

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo