Onde encontrar sua vaga de voluntário

Saiba quais instituições concentram as ofertas de oportunidades para fazer o bem e ainda valorizar seu currículo

iG São Paulo | 05/12/2010 21:00

Compartilhar:

Na busca de uma instituição para prestar trabalho voluntário, você vai encontrar desde oportunidades muito informais até a processos de seleção nos quais é preciso se inscrever, passar por uma capacitação e até por um teste, muito parecidos com o recrutamento de uma empresa. O iG Estágio e Trainee conversou com profissionais dedicados ao voluntariado para saber como você pode passar a participar de uma organização sem fins lucrativos que, além de melhorar suas qualificações, serve para fazer o bem. Veja como seu trabalho voluntário valoriza seu currículo.

Foto: Divulgação

Voluntários do Paraná em atividade de moradia

Seleção – Se a sua opção é por uma instituição onde o voluntariado é mais organizado com contrato e seleção dos participantes, uma boa ideia é procurar a Rede Brasileira de Voluntariado, formada pelos cinco maiores centros de voluntariados do país, sediados nas cidades de Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Esses centros reúnem demandas por voluntários de organizações e encaminham os interessados para o trabalho. Em alguns centros a inscrição é feita pelo site e em outros é preciso telefonar e marcar para assistir a uma palestra (veja abaixo onde se inscrever). O objetivo desse procedimento é justamente mostrar como é o trabalho, o que se espera do candidato e a importância do compromisso assumido. Só então o voluntário é encaminhado para a organização que ofereceu a vaga. De acordo com a coordenadora do Rio Voluntario, Heloisa Coelho, o interessado pode, através desses principais centros, ser encaminhado para um núcleo similar de voluntariado mais próximo de sua cidade.

Universidades – Outra porta de entrada para esse tipo de trabalho, destacado por Silvia Naccache, coordenadora do Centro de Voluntariado de São Paulo, são as universidades. “As faculdades já passam a adotar o trabalho voluntário com os estudantes no começo, no meio e no fim dos cursos”, afirma ela, referindo-se aos projetos de trote solidário, disciplinas com atividades na comunidade e trabalhos de conclusão de curso (TCC) com esse enfoque. É o caso da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de São Paulo. De acordo com o professor de antropologia e coordenador da área social da faculdade, Carlos Frederico Lucio, desde que foi instituído o voluntariado acadêmico na ESPN, em 2000, “cerca de 550 alunos já participaram e ajudaram 70 ONGs”. A atividade é concentrada na consultoria de marketing para essas organizações. O professor diz que a disputa para participar do programa, oferecido a cada semestre, chega a ser de quatro candidatos por vaga.

Legislação – A Lei que trata dessa atividade no Brasil (9.608/98) não estabelece todos os direitos ao voluntário nem tampouco seus deveres, mas permite que seja feito um contrato para que tanto ele como a organização não governamental acertem esses compromissos. O objetivo da lei, segundo o advogado trabalhista Marcus Vinícius Mingrone, sócio do escritório Leite, Tosto e Barros, é garantir que o voluntário receba da ONG as despesas que tenha tido para realizar o trabalho e para que essa atividade não seja caracterizada com vínculo de emprego. A lei define ainda que só entidades sem fins lucrativos possam utilizar trabalho voluntário.

Veja agora onde você pode se informar e se inscrever para o trabalho voluntário:

Ação Voluntária, que reúne 138 organizações sociais.
Como participar: Pelo telefone (41) 3322.8076.
Cidade: Curitiba (PR).

Centro de Voluntariado de São Paulo, que reúne mais de mil organizações sociais.
Como participar: Pelo telefone (11) 3284.7171 para marcar a palestra de capacitação.
Cidade: São Paulo (SP).

Parceiros Voluntários, que reúne cerca de 2.700 organizações sociais.
Como participar: Pelo e-mail falatv@parceirosvoluntarios.org.br ou pessoalmente na entidade.
Cidade: Porto Alegre (RS).

Rio Voluntário, que reúne mais de 900 organizações sociais.
Como participar: Pelo site, onde é feito um teste online.
Cidade: Rio de Janeiro (RJ).

Voluntários em Ação, que reúne mais de 400 organizações sociais.
Como participar: Pelo site da entidade.
Cidade: Florianópolis (SC).
 

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo