Carreira relâmpago nos trilhos da ALL

Presidente da empresa que fatura R$ 2,8 bilhões tem 35 anos, o antecessor ocupou o cargo aos 34. O melhor: há vagas para trainees

iG São Paulo | 16/09/2010 18:22

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-

A ALL, América Latina Logística, abriu o processo de seleção para o Programa Trainee Engenheiros. As inscrições vão até 10 de outubro. É a oportunidade de iniciar uma carreira profissional em uma empresa que tem em sua origem a participação da GP Investimentos, cujos sócios formam hoje a 3G Capital Management, um dos mais ousados do mundo. Este mesmo grupo que investiu para formar a ALL, conseguiu juntar duas empresas de bebidas rivais, Brahma e Antarctica, para formar a Ambev, comprou a mais tradicional marca de cerveja norte-americana, a Budweiser, e acaba de adquirir o Burger King, a segunda maior rede internacional de fast food.

Foto: Divulgação

ALL opera a maior malha ferroviária da América Latina

A GP não tem mais participação na ALL, mas seu estilo permanece presente na empresa de logística. Por exemplo, os jovens talentos são valorizados e a ascensão profissional costuma ocorrer em menos de cinco anos. Entre os profissionais que ingressaram na companhia como trainees, 13% ocupam cargo de gerência e outros 72% se tornaram coordenadores. O programa voltado para engenheiros é realizado desde 2005, pois a empresa encontrava dificuldades em achar profissionais qualificados para trabalhar na ferrovia. Além da formação específica, há a falta de interesse de recém formados em ficar sediados nas cidades pequenas, revela Marcela Aidar, coordenadora de recursos humanos da ALL.

Especialista – Para atrair o recém formado e qualificá-lo, a ALL passou a oferecer uma especialização durante o programa em uma área pouco explorada do mercado. Todo trainee engenheiro faz uma pós-graduação em engenharia ferroviária que foi desenvolvida pela empresa de logística em parceria com o Centro de Pesquisa e Estudos Ferroviários (Cepefer) e a Universidade Positivo, de Curitiba (PR). Este é um atrativo a mais diante das expectativas de investimento nesse transporte, como a construção do trem bala entre São Paulo e Rio de Janeiro.

Sobre a empresa: Maior companhia de logística com base ferroviária da América Latina. É responsável por 50 % do transporte de agronegócio e 20 % no setor industrial.
Onde está: Possui uma malha de 21,3 mil quilômetros de extensão, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e regiões na Argentina.
Faturamento: 2,78 bilhões de reais em 2009

Prazo de inscrição: Até dia 10 de outubro no site do programa
Vagas: Não há número fechado de vaga, mas a empresa costuma contratar 30 engenheiros por ano.
Candidatos por vagas: 150
Remuneração: Não informada.
Carreiras: Formados entre 2008 e 2010 em qualquer curso de engenharia
Requisito: Inglês fluente e disponibilidade para mudança de cidade e estado
Local de trabalho: Qualquer unidade da empresa no Brasil.
Etapas do processo: Análise de currículos, teste online, dinâmica de grupo, entrevista individual, painel regional e nacional.

SAIBA MAIS: A ALL é uma empresa que aposta em jovens talentos. Prova disso é que tem uma diretoria com idade média 30 anos. O novo presidente, Paulo Basílio, é um economista de 35 anos. Seu antecessor, Bernardo Hess hoje com 40 anos, assumiu a prêsidencia aos 34 anos. Saiu recentemente da ALL para presidir a segunda maior rede de fast food do mundo, o Burger King, menor apenas do que o Mc Donaldos.

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo