Evite as mancadas em uma entrevista

Conheça as atitudes que reduzem suas chances de ser bem avaliado na etapa final da seleção

iG São Paulo

Compartilhar:

Entrevistas não devem ser encaradas como jogos em que basta um erro para eliminar um candidato. A margem para reparar manobras erradas é grande, mas também é bom saber que algumas falhas pesam mais do que outras. O iG Estágio e Trainee perguntou para especialistas quais são as principais e o que os candidatos devem fazer para evitá-las.

Saber o que deseja da empresa e onde quer chegar na carreira é fundamental para o candidato ter segurança durante uma entrevista, na avaliação da consultora Thaís Borodai, da Cia. De Talentos. Para a professora Sylvia Vergara, da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) a principal dica é “portar-se de forma natural e não fingir ser o que não é”. Segundo ela, a sinceridade de uma pessoa é fundamental durante um recrutamento. A gerente da DM Especialistas, Fabiana Nakazone, ressalta que falar a verdade afasta o risco de futuras inconveniências. “Como dizer na entrevista que você tem o inglês fluente e depois não saber falar”, diz ela.

Saiba quais são as grandes mancadas e como evitá-las:

Chegar atrasado ou faltar sem avisar
Para evitar: Planeje seu deslocamento até a entrevista e tente chegar com alguns minutos de antecedência. Caso tenha algum problema, avise.

Utilizar palavrões, gírias e jargões técnicos sem contexto
Para evitar: Muita empresas são tolerantes, mas a maioria prefere evitar as gírias e jargões. Na dúvida procure se expressar com clareza e simplicidade. A linguagem técnica deve ser usada em um contexto apropriado. e precisa fazer sentido para o entrevistador.

Mostrar desinteresse ou desconhecimento sobre a empresa
Para evitar: Pesquise antes. Descubra em que área a empresa atua, seu perfil, seus produtos. Use a internet e converse com funcionários.

Falar mal das pessoas que conheceu em outros trabalhos e dos lugares pelos quais passou
Para evitar: Quando falar de outras experiências, demonstre o que aprendeu. Poucos entrevistadores estão dispostos a ouvir reclamações.

Mentir
Para evitar: É simples: as empresas não toleram mentiras. Fale a verdade.

Demonstrar que seu interesse pela empresa se resume ao salário e aos benefícios
Para evitar: Lembre-se que na entrevista a empresa quer ouvir o que você tem para oferecer. Pesquise antes da entrevista sobre salários e benefícios.

Chamar muita atenção com roupas e acessórios
Para evitar: Observe como os funcionários da empresa costumam se vestir. Caso não possa fazer isso procure um visual “clean”, que oferece menos chances de cometer erros. Existe uma infinidade de sugestões em revistas especializadas e na internet.

Falar de suas dúvidas existenciais do tipo: “Não sei quem sou”, “não sei o que quero”
Para evitar: Cadeira de entrevistado não é divã de analista. Tente definir seus objetivos, tenha claro que experiências e conquistas você quer ter na sua carreira e faça um balanço de suas qualidades.

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo