Cosentino dá sua receita de sucesso

Redes sociais e educação a distância são o caminho para o futuro do setor de tecnologia, segundo o presidente da Totvs

iG São Paulo | 20/10/2010 19:19

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-

A evolução da comunicação entre pessoas pela internet deve estar no centro das atenções do profissional da área de tecnologia. Esta é a principal dica de Laércio Cosentino, presidente da empresa de software Totvs, que respondeu à pergunta do iG Estágio e Trainee sobre o que faria para ter sucesso na carreira se estivesse começando agora. Ele acrescenta que para brilhar nessa área é preciso estar sempre em busca de propor algo novo. Cosentino tem 50 anos e começou na profissão como estagiário na área de tecnologia da empresa Siga. Há 26 anos fundou e preside a Totvs, considerada uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo,segundo revista americana Businessweek.

Foto: Divulgação

Laércio Cosentino, da Totvs, aposta em produtos para a geração digital

Outros profissionais de destaque também deram seus conselhos ao iG Estágio e Trainee. Abílio Diniz, do Grupo Pão de Açúcar, aponta a disciplina, e o presidente do Hospital Albert Einstein, o oftalmologista Cláudio Lottemberg, destaca a paixão como ingredientes básicos do sucesso. O portal levantou ainda como estagiar nas maiores empresas de tecnologia do Brasil.

Veja agora a íntegra da resposta de Cosentino:

“Se eu começasse hoje a atuar na área de tecnologia da informação (TI), iria prestar muita atenção no que está acontecendo em termos de convergência digital. Tema que está sendo discutido a todo vapor e vivenciado por todos. Isso significa que é preciso estar atento em tudo que representa a conexão de pessoas ao redor da internet e seus relacionamentos. As oportunidades de futuro estão próximas de redes sociais, da educação a distância, do desenvolvimento de interfaces mais simples e do gerenciamento de comunidades e relacionamentos.

Para iniciar na área de TI é necessário se preparar para desenvolver ou fornecer produtos e serviços para uma nova geração que “veste” a digitalização, ou seja, cada vez mais, ser bem sucedido em TI significa trabalhar com visões holísticas. È necessário oferecer soluções de problemas ou desenvolver novos produtos utilizando a grande quantidade de informações disponíveis na rede e ao mesmo tempo a possibilidade da troca de opiniões entre os usuários. A tudo isto é importante adicionar o item inovação. Buscar o novo sempre.”


Quem é Laércio Cosentino: É graduado em engenharia elétrica pela Escola Politécnica de Engenharia da Universidade de São Paulo, já foi estagiário, programador, analista e depois diretor da empresa Siga. Em 1983 fundou a Totvs. Hoje, com 50 anos, ele é presidente da empresa.


Leia mais
Totvs caminha para seu primeiro ano bilionário
Fusões e aquisições devem ser recorde no País
Totvs investe R$ 100 milhões em pesquisa e desenvolvimento
 

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo