Hotéis já recrutam para Copa do Mundo

Confira as dicas para fazer estágio nas principais redes de hotéis em funcionamento no Brasil

Nicollas Rudiner | 03/09/2010 21:13

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-

O setor turístico está otimista com os preparativos para o Brasil sediar a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. A expectativa é que o número anual de turistas estrangeiros salte dos atuais 5 milhões para 8 milhões após a Olimpíada, que acontece no Rio de Janeiro. A receita do turismo deve dobrar já nesta década, superando os 10 bilhões de reais. É o momento certo para os estudantes e recém-formados iniciarem suas carreiras nas principais redes hoteleiras instaladas no país. As empresas oferecem vagas de trainee e estágio e os pré-requisitos básicos são a disposição de servir, inglês avançado e de preferência uma terceira língua.


Foto: Getty Images

Hotel de luxo na Turquia: setor oferece carreira internacional

Na maior rede do setor no Brasil, a francesa Accor, 90% dos estagiários são das áreas de hotelaria e turismo. Estudantes de psicologia, administração, gastronomia e direito, por exemplo, compõem o restante da lista de contratados, mas as vagas são pontuais divulgadas conforme a demanda. É também o caso do Hotel Transamérica, que tem seis vagas para hotelaria e turismo, rotineiras para esta época do ano, e uma pontual para psicologia. Segundo a coordenadora de recrutamento da rede, Flávia Ferreira, são no total 50 estagiários em São Paulo e 15 em Comandatuba (BA). “Precisamos de pessoas que aceitem trabalhar em horários diversificados, que possuam mobilidade, pois o setor hoteleiro é assim”, afirma.


As inscrições para os recrutamentos nos hotéis podem ser feitas diretamente nos sites das redes, geralmente em inglês, como é o caso da Accor, que tem um site específico para recebimento de currículos que servem todas as unidades. Em alguns casos, como a rede Blue Tree Hotels, todos os processos são realizados pela filial, que tem um departamento de recursos humanos independente.

 

O iG Estágio e Trainee verificou como são os programas de estágio e trainee em cinco das principais redes hoteleiras do país:

Accor Hotéis
Áreas para estágio: Administração, comunicação, direito, hotelaria, marketing e turismo
Inscrições: pelo site da empresa
Sobre o programa de trainee:
Unidades: Ibis e do Fórmula 1
Perfil:
• Superior completo em administração, economia hotelaria e turismo
• Fluência do idioma inglês, francês ou espanhol
• Mobilidade geográfica total
• Experiência profissional de dois anos em hotelaria (área financeira, comercial, reservas ou
operacional). Sem considerar experiência por meio do estágio
• Domínio de informática
• Um ano na posição e unidade/departamento
Inscrições: pelo site da empresa
Sobre a empresa: Rede francesa com 151 unidades no Brasil que compreende as marcas Fórmula I, Ibis, Novohotel, Mercury e Sofitel

 

Atlantica Hotels
Áreas: Hotelaria e turismo, e pontualmente nas demais áreas, conforme a demanda
Inscrições: pelo site da empresa
Sobre a empresa: É a única rede hoteleira do Brasil a aparecer na lista das 50 maiores redes do mundo da Lodging Magazine, publicação oficial da American Hotel & Lodging Association (AH&LA)

 

Blue Tree Hotels
Áreas: Todas as áreas de ensino superior
Inscrições: E-mail com currículo para rh@bluetree.com.br
Sobre a empresa: Rede composta por 25 hotéis no Brasil, Chile e Argentina, entre eles o Blue Tree Premium Manaus, Spotlight Pinheiros, Blue Tree Towers São José dos Campos, Blue Tree Towers Anália Franco, Blue Tree Premium Paulista, Blue Tree Premium Berrini, Blue Tree Towers Porto Alegre, Blue Tree Premium Fortaleza

 

Hotel Gran Hyatt
Áreas: Administração, engenharia, gastrononia, hotelaria, relações públicas, sistemas de informação e turismo
Inscrições: no site da empresa no link “Carreiras”
Sobre a empresa: Sede em Chicago, nos Estados Unidos e mais 400 unidades no mundo, sendo uma em São Paulo (SP)

 

 

Hotel Hilton Morumbi
Áreas: Administração, hotelaria, marketing, nutrição e turismo
Inscrições: pelo site da empresa
Sobre a empresa: Grupo norte-americano, com sede em Washington, possui 3,5 mil hotéis em todo o mundo e duas unidades no Brasil: em São Paulo e em Belém (PA).

 

Transamérica
Áreas: Administração de empresas, ciências contábeis, ciências da computação, engenharia de alimentos, gastronomia, hotelaria, nutrição, psicologia e turismo
Vagas: Seis vagas abertas para área de hotelaria e turismo, para alunos do segundo ou terceiro ano da faculdade; e uma vaga para psicologia.
Inscrições: Enviar e-mail com currículo para sflavia@transamerica.com.br
Sobre a empresa: Dois hotéis no Brasil, um em São Paulo e outro em Comandatuba (BA). Hospitality Group, administradora de hotéis pertencente ao Transamérica administra outros 17 hotéis no Brasil.

    Notícias Relacionadas


    Ver de novo